“Oração ao Sol” é classificada em festival

A canção “Oração ao sol”, de Marcelo Ganem, vai representar Buerarema no I Festival do descobrimento, evento com abrangência nacional, em oracaoaosolPorto Seguro.
A canção “Oração ao sol”, de Marcelo Ganem, vai representar Buerarema no I Festival do descobrimento, evento com abrangência nacional, em Porto Seguro. As 22 músicas previamente classificadas serão apresentadas na quinta-feira(15) e sexta (16) e, no sábado haverá a reapresentação das cinco finalistas. Marcelo Ganem se apresenta na sexta-feira . O I Festival do Descobrimento, realizado pela Planet Productions, com patrocínio da Secretaria ESTADUAL DA Cultura, dará prêmios em dinheiro aos três primeiros classificados e financiará a gravação de um CD de músicas, além de outras premiações.

Oração ao sol é faixa do CD- ENCANTADO de Marcelo em fase final de edição e, de acordo com o autor, promove a fusão do tom intimista “gilberteano” com a batida agressiva do Olodum. “Trata-se de um trabalho político, na medida em que fala de gente e questiona a relação da gente com a natureza”, diz Marcelo, que cantarola os primeiros versos da canção:

Olha, o sol já vem nascendo
Vem aí um novo tom
Desta vida que nos resta
Queima tudo que não presta
Fica só com o que é bom.

Discurso coerente
Marcelo vê em Oração ao sol uma espécie de liame com seu produto mais antigo e de maior aceitação por parte do público, Serra do jequitibá ( única canção do novo disco que não é inédita). “Ali a gente dizia que ‘raiou a madrugada’,enquanto agora se retoma o tema com a frase ‘ o sol já vem nascendo’, o que mostra uma variação em torno do mesmo tema, que a gente pretende que seja uma atitude de coerência”, analisa.

Sobre o I Festival do Descobrimento, Marcelo Ganem afirma que está feliz com a possibilidade de mostrar seu trabalho ao júri, em meio a cantares diversos da MPB, e que considera esta uma oportunidade boa para todos os músicos participantes. “Nossos caminhos andam um tanto travados, daí ser importante aproveitar as janelas que se abrem, para continuar a luta, prosseguir na pregação de nossa mensagem”, avalia.

O disco de Marcelo Ganem (em que está Oração ao sol já foi inteiramente gravado e entrará logo mais em processo de masterização. O músico diz que a experiência foi muito boa, pela convivência e colaboração que encontrou entre colegas. Ele destaca que a própria canção agora classificada conta no Cd, com uma contribuição muito enriquecedora: um coral de crianças da Escola Clave de Sol, de Itabuna, dirigida pela professora Mariângela Montalvão. “A meta é nos manter na resistência, ser fiel a um estilo de cantar nossa gente e suas dores, ao renovar a pregação já feita em outros momentos, com um discurso que não receie assumir a responsabilidade que o artista tem com um amanhã melhor”, explica.

Antônio Lopes (escritor e jornalista)

Posted in Notícias.